Nessa semana, um vídeo emocionou diversos usuários de redes sociais: uma menina de 17 anos chora na rua ao descobrir que seu processo de adoção foi concluído. Após dois anos em um abrigo para menores, Natalia encontrou um lar.
A família que a adotou possui um perfil nas redes sociais para incentivar a adoção e mostrar a rotina da família. Conheça agora a história da família que tem influenciado diversas vidas.
Fernanda, criadora do perfil Mãe Por Amor, conta que sonha em ser mãe desde os 13 anos. Quando namorava seu esposo, eles já combinaram que teriam filhos adotivos além dos filhos biológicos.
Porém, o casamento trouxe uma surpresa: Fernanda tentou engravidar durante 11 anos e não conseguiu. As pressões externas e a frustração trouxeram três períodos intensos de depressão.
Em seu perfil oficial, ela comenta:
"Muitas pessoas me perguntam se posso ou não engravidar. A resposta sempre surpreende! Eu e o Maurício não temos nenhum problema que nos impeça de gestar um filho pela via biológica. Já fomos a inúmeros médicos, fizemos muitos exames e todos dizem a mesma coisa: 'Vocês podem engravidar!'.
Mesmo assim, não consegui engravidar durante 11 anos. Alguns chamam de coincidência, eu chamo de planos de Deus".
Depois de tentar engravidar por 11 anos e não conseguir, Fernanda sentiu um chamado e adotou 4 irmãos de uma única vez. Agora, adotou Natália, já com 17 anos de idade.
A experiência de ser mãe e pai transformou a vida do casal:
"No dia em que nossa família nasceu, senti medo e muita insegurança. Achei que não daria conta, me questionei se estava preparada. Ao mesmo tempo senti algo mudando em mim. Não era amor naquele momento ainda, mas meu instinto de proteção estava aguçado e eu só conseguia pensar: 'Fernanda, agora tu és mãe, mulher'.
Naquele dia decidi que lutaria todos os dias da minha vida por eles e foi o que fiz. O amor veio com o tempo e o relacionamento.
Hoje sinto como se eu os tivesse gerado em mim. Como se fossem parte de mim. É algo tão forte e potente que nem consigo mais me recordar como era antes deles.
Aprendi os amar de modo incondicional e seria capaz de dar minha a vida por eles.
Sei que a sociedade tenta minimizar a minha maternidade e dizer que não sou a mãe de verdade, mas sinceramente, vejo que a maioria das pessoas ainda não descobriram o que é o amor".
Fernanda realizou seu sonho da juventude, mas a jornada do casal ainda reservava muitos desafios, bem como uma nova alegria.
Com a pandemia do coronavírus, Maurício perdeu seu emprego. De uma situação confortável, a família perdeu toda sua base material. Planos de saúde, condições de lazer, sustento básico. Fernanda conta:
"Eu nunca tinha passado por uma grande dificuldade financeira, antes de o Maurício perder o emprego. Tínhamos convênio médico, odontológico, viajávamos com frequência… Lembro como hoje, da dor que senti naquele supermercado ao ver que os 30 reais que tínhamos não seriam suficientes para os gastos da semana.
Chorei escondida em um dos corredores e disse: Deus, tiramos nossos filhos do abrigo para passar dificuldades. Nos ajuda, por favor! Era incrível o que acontecia, ninguém sabia da nossa situação financeira, nem nossos familiares e, de repente, alguém vinha como uma compra de supermercado em casa ou mandava uma transferência na nossa conta.
Meu sonho era oferecer uma festa de aniversário aos nossos filhos, mas não conseguimos por 3 anos.
Eu não sabia fazer bolos, mas a falta de condições de comprar um, me fez aprender. Uma vez perguntei ao Bibi qual bolo ele iria querer e ele me disse: Mãe, pode ser kinder Bueno? Eu sabia que era um bolo que ficaria caro, olhei para ele e tentei disfarçar a vontade de chorar. Ele me disse em seguida: Faz de fubá então, mãe! Eu vou amar! Que difícil que foi para mim…
O que confortava nossos corações era saber que não estávamos sozinhos. Deus estava cuidando de nós. E 2 anos depois, a partir do meio de 2021, em um momento em que não esperávamos, tudo mudou… o motivo para a mudança?
'Olho nenhum viu,
ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou
o que Deus preparou
para aqueles que o amam” (ICo2:9).
Espero que esse vídeo possa te ajudar de alguma forma".
Após a superação das dificuldades, o casal ainda deseja ser mais generoso.
Ao visitar o projeto Natureza Conecta, o casal conheceu a adolesente Natália. A jovem morava em um abrigo desde os 15 anos e não tinha esperança de ser adotada, sua voz era doce e triste, conta Fernanda.
O casal sentiu necessidade de cuidar dela e decidiram se aproximar. Após meses de convívio, eles chegaram à conclusão de que ela já era sua filha.
Devido a proximidade de Natália com a maior idade, período que impossibilita a adoção, o casal temeu não conseguir assumir sua guarda. Dias após o início do processo, tudo ocorreu de forma mais rápida que o normal, possibilitando a Natália o ingresso em uma família que a acolheu com alegria.
Hoje, Fernanda e Maurício têm 5 filhos que são amados e cuidados diariamente, com os pais documentando sua jornada no instagram. A história do casal busca inspirar adoções e ajudar o máximo possível as crianças que estão em situação de vulnerabilidade.
Como fazer uma criança desejar seguir bons caminhos? Como sustentar um casamento a longo prazo? Esses são alguns dos principais temas da Escola da Família.
Ser pai e mãe não é fácil, são diversos os obstáculos oferecidos pelo mundo exterior e pelas limitações próprias. A Escola da Família busca ajudar os pais nessa missão, trazendo conteúdos que inspiram e ensinam a superar os desafios apresentados pela vida domiciliar.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP