Um grupo de 21 cristãos ligados à Igreja Copta foi assassinado por agentes do ISIS, há 10 anos.
No dia 15 de fevereiro de 2024, em uma praia na Líbia, o grupo de mártires foi decapitado enquanto terroristas filmavam a cena. Os assassinatos foram cometidos após meses de tortura.
Vestidos de laranja e com as mãos amarradas, os 21 homens marcharam juntamente com os membros do ISIS. Haviam duas opções: negar sua fé ou perder a vida. Escolheram a morte.
Enquanto o mundo testemunhava suas mortes através do vídeo gravado e divulgado pelo ISIS, suas famílias sentiram a perda de pais, irmãos e filhos.
O líder do ISIS alegou que eles tornaram os oceanos vermelhos com o sangue dos infiéis executados.
No entanto, a decapitação destacou a coragem e a fé inabalável dos martirizados, provando que a fé gentil é mais forte do que o medo.
Mark Rodgers, da More Productions, conheceu a história dos 21 cristãos durante uma viagem ao Egito e resolveu contar essa história ao mundo.
Segundo Mark:
“Acredito que para muitas pessoas, vimos e lembramos das imagens, pelo menos dos macacões laranja onde os 21 foram decapitados. E sabemos que eles não renegaram sua fé. O que não sabemos é que isso ocorreu apenas após semanas, se não meses, de tortura e outros esforços para fazer com que os 21 renegassem sua fé”.
Os 21 mártires que morreram nas mãos do grupo ISIS foram canonizados pela Igreja Copta em 2015 e oito anos depois foram canonizados pela Igreja Católica.
Durante seis anos, Mark trabalhou ao lado de 70 animadores de 20 países para produzir um curta-metragem em forma de animação chamado Os 21, com o objetivo de contar a história dos homens assassinados pelos terroristas.
O filme entrou na lista de pré-selecionados para o Oscar de melhor filme de animação. Hart explicou:
"Sempre almejamos produzir o filme com um nível de qualidade que fosse competitivo no patamar do Oscar. No entanto, nunca tivemos realmente a expectativa de chegar tão longe no processo”.
Segundo o site do projeto:
“Ao apresentar uma narrativa mais precisa do sequestro, o projeto do filme Os 21 visa atender a essa necessidade de revelar a detenção e execução dos homens santos. Nosso curta-metragem foi desenvolvido com base em extensa pesquisa e múltiplas conversas com familiares, amigos e clérigos coptas que conheceram os 21”.
Tod Polson, ex-diretor criativo do Cartoon Saloon, liderou a equipe ao longo de cinco anos de produção.
Coptic e outros iconógrafos foram influentes no desenvolvimento da estética do filme, que se inspira no estilo neocóptico.
O ator que interpretou Jesus na série "The Chosen", Jonathan Roumie, é o produtor executivo da obra e passou um tempo com as famílias das vítimas. O ator revelou que a experiência foi intensa e humilhante. Ele destacou que a capacidade de perdoar e permenecer alegres que essas famílias revelam é algo impressionante:
"Sua alegria e seu perdão dos assassinos é algo que simplesmente desafia a compreensão humana, e serve como exemplo para todos nós sobre como viver as leis e regras de Cristo, é o ato de oferecer a outra face e perdoar seu inimigo. E orar por aqueles que te perseguem, que essas mulheres e famílias estão vivendo isso”.
Rouime revelou também que o filme traz reflexões profundas sobre a vida e sobre a coragem no martírio:
"O filme coloca uma questão que acho que é digna para cada um de nós que somos seguidores de Cristo: como responderíamos a esse chamado? O que faríamos no lugar deles? E poderíamos ser tão fiéis? E, sabe, me vejo desafiado pela pergunta, e oro para que a resposta seja sim”.
Mariam Youssef Hanna Ibrahim, esposa de uma das vítimas, revelou:
"Foi um filme muito impactante. Mas Deus nos deu conforto, e sabemos que eles testemunharam por Cristo, e Deus lhes deu muita força também. Você tem que lembrar desses são homens jovens e não são muito abastados. Mas veja como sua fé era forte”.
Segundo Glenn Keane, vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem:
“Poderoso, comovente, desafiador e inspirador… sem mencionar que é extremamente lindo”.
De acordo com Tomm Moore, três vezes indicado ao Oscar:
“Poderoso e lindamente trabalhado… o design e o artesanato são excelentes.
O filme está disponível no site oficial do projeto. Na plataforma é possível conhecer toda a história que levou à criação do curta-metragem, além de meios de como ajudar o projeto.
O filme está disponível em: https://www.the21film.com
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP