O presidente Lula escorregou no banheiro e bateu com a cabeça na noite deste sábado, dia 19 de outubro. Aliados afirmam que a queda não o fez perder a consciência em nenhum momento.
Ele foi imediatamente levado à unidade de Brasília do hospital Sírio Libanês, onde recebeu pontos e voltou ao Alvorada. Neste domingo, 20 de setembro, retornou ao hospital para novos exames e avaliação.
No momento, Lula permanece em casa, em observação, e na segunda-feira, 21 de setembro, deve despachar normalmente.
A viagem a Kazan iria ocorrer neste domingo, dia 20, e teria duração de 17 horas. Após submeter o presidente a uma série de exames, a equipe médica desaconselhou a realização de viagens longas.
Lula foi atendido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, de quem já é paciente há alguns anos.
A 16ª Cúpula dos BRICS ocorrerá entre 22 e 24 de outubro na cidade russa de Kazan. Seria a primeira oportunidade de encontro entre o presidente Vladimir Putin e Lula, após o brasileiro ter assumido seu terceiro mandato.
Em uma conversa no mês de setembro, os dois chefes de Estado conversaram por telefone sobre um plano para encerrar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Até o momento, estimativas sugerem que mais de 700 mil pessoas tenham morrido na guerra.
O Itamaraty é articulista de um plano para encerrar o conflito.
A reunião que se iniciará no dia 22 de outubro e será o primeiro encontro que incluirá os novos membros: Egito, Irã, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Anfitrião do evento, Vladimir Putin aposta na reunião como uma maneira de revelar que conta com o apoio de países do chamado “Sul Global”, após o isolamento imposto à Ucrânia em virtude da Guerra.
O Brasil irá presidir os BRICS em 2025.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP