“Eu tenho uma divergência histórica e uma divergência de conceito com pessoal do mercado. É que nem tudo que eles tratam como gasto, eu trato como gasto”, declarou o presidente logo no início da entrevista. A conversa foi ao ar ontem à noite no principal telejornal da emissora.
O presidente afirmou ainda que dívidas só podem ser feitas visando aumentar o patrimônio, lógica que ele teria usado para pensar na economia brasileira. Alegou ainda que alguns especuladores financeiros teriam a “cabeça pequena” e que o país está “vivendo um bom momento”.
“É como se você tivesse chegado na faixa de Gaza: tudo destruído. [...] Nós fomos criando, recuperando. Até a merenda escolar fazia 7 anos que não aumentava”, declarou o petista.
Ao final da conversa, Lula afirmou que diz ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que “se tudo der errado, ainda assim irá dar certo".
Informações de bastidores revelam que a TV Record está investigando o vazamento de um trecho de uma entrevista do presidente Lula, concedida à repórter Renata Varandas. O material teria sido divulgado antes da publicação oficial pela empresa Capital Advice, da qual a jornalista é sócia. A corretora BGC teria supostamente compartilhado com investidores um texto atribuído à Capital Advice, gerando agitação no mercado. Em tese a divulgação antecipada da informação teria exercido alguma influência sobre o dólar, que inicialmente subir na ocasião e na bolsa de valores, que fechou em baixa. A TV Record afirmou desconhecer a ligação da repórter com a empresa e condenou o vazamento de informações, prometendo tomar medidas cabíveis.
Renata Varandas é jornalista formada pela UniCEUB e trabalha na TV Record desde 2007, além de ser sócia da Capital Advice, uma empresa de análise política criada em 2020. A empresa se apresenta como especializada em fornecer informações e cenários para corretoras e gestores de fundos. Após o vazamento, a TV Record declarou que soube da ligação de Varandas com a Capital Advice apenas após o incidente. O ministro Fernando Haddad minimizou as declarações de Lula divulgadas no vazamento, alegando que foram descontextualizadas, e reafirmou o compromisso do presidente com o arcabouço fiscal.
A entrevista repercutiu na internet. Um apoiador de Lula escreveu que a jornalista teria colocado a “faca do mercado” no pescoço do presidente.
“Ela só esqueceu q na frente dela estava o maior líder operário da história” comentou o usuário @ivantuita em sua conta no X, antigo Twitter.
Opositores do petista apontaram que Lula teria mentido durante a conversa.
“O carniça lula está agora na TV Record dando uma entrevista, mentindo como um descondenado. Está no intervalo”, postou o usuário @LuisMarzagao na mesma rede social.
Fique informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo sem viés ideológico diretamente no seu email. Clique abaixo e inscreva-se no Resumo BP, a newsletter gratuita da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP