Um dos principais intelectuais em atividade de todo o mundo, Jordan B. Peterson tem tradição de manifestar suas posições, independentemente de quão difíceis ou controversas possam parecer.
Nesta terça-feira, 03 de setembro de 2024, ele citou uma polêmica que ocorre no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais eco junto à comunidade internacional:
Em sua rede social, postou a seguinte mensagem:
“Um homem muito sombrio. Tome cuidado, @elonmusk”.
Logo abaixo, um print de outro perfil, denominado @wideawake questiona:
“Você acha que este tipo de comportamento é apropriado para o juiz mais poderoso do Brasil”?
E segue uma foto de Alexandre de Moraes.
A manifestação de Peterson significa que a recente polêmica envolvendo a suspensão da X no Brasil tem mobilizado cada vez mais pessoas em diversas partes do mundo. O Brasil concentra cerca de 22,1 milhões de usuários do X, 6% do total em todo o mundo.
O X saiu do ar no Brasil no sábado, 31 de agosto.
A suspensão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no sábado, dia 30, e aintimação assinada pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. A Corte alegou a suspensão pelo descumprimento de decisões judiciais, como o pagamento de multas que já somam mais de R$18 milhões. Além disso, enfatizaram que a empresa de Musk também não havia indicado um representante legal no Brasil, alfgo exigido pelo Marco Civil da internet. Antes de suspender a plataforma, o STF já havia confiscado recursos das contas da Starlink, empresa do grupo Tesla, pertencente a Musk.
Psicólogo clínico canadense e ex-professor da Universidade de Toronto, Jordan Peterson atua também como palestrante. Conhecido por suas críticas ao politicamente correto e por suas obras sobre psicologia, ideologia e religião, é também um autor best-seller.
Nascido em 1962 em Edmonton, Alberta, além de psicólogoa, é também graduado em ciência política e psicologia na Universidade de Alberta e doutor em psicologia clínica na Universidade McGill. Como professor, lecionou em Toronto e Harvard.
Ganhou notoriedade internacional com seus livros "Mapas de significado: A arquitetura da Crença” "12 Regras para a Vida", que exploram a relação entre crenças religiosas e o comportamento humano. As duas obras já foram traduzidos para mais de 10 idiomas e já venderam mais de 10 milhões de cópias.
Em 2016, ele atraiu atenção global ao criticar a legislação canadense sobre identidade de gênero, argumentando que ela ameaçava a liberdade de expressão. Seus vídeos no YouTube e podcasts ampliaram sua influência, tornando-o uma figura polarizadora no debate público sobre liberdade de expressão, política identitária e cultura contemporânea.
Além de sua carreira acadêmica, Peterson também enfrentou desafios pessoais, incluindo um tratamento para dependência de medicamentos, o que foi amplamente coberto pela mídia.
Em seu trabalho, Peterson incentiva seu público a ter uma vida de responsabilidade e significa. Há alguns anos, declarou-se cristão e, atualmente, seu trabalho não é completamente separado dos princípios que regem sua fé.
Nas oportunidades em que se manifesta sobre o tema, Peterson se posiciona a favor da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento.
O intelectual esteve recentemente. Apresentou sua turnê “We Who Wrestle With God”, em São Paulo e Brasília, no mês de maio de 2024.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP