Um participante especial chamou a atenção do público que se reuniu para orar na madrugada de sexta-feira, dia 30 de agosto.
Apresentador de um dos mais populares podcasts do país, Rogério Vilela compareceu pessoalmente ao evento. Surpreendeu assim a audiência que acordou para cantar, orar e meditar às 4h, sob orientação de Frei Gilson.
Para Vilela, Frei Gilson criou uma dinâmica diferente. Como Vilela está habituado a questionar seus convidados, concedeu a oportunidade de que, a cada novo mistério do Rosário, o apresentador fizesse uma pergunta. A dinâmica já iniciou com uma questão profunda:
“O que é a oração e qual é a importância dela para o nosso relacionamento com Deus?”
“É para que sua alma não se inquiete”, respondeu Frei Gilson. “Você reza para apresentar a Deus as suas preocupações”, completou, indicando que a leitura de Filipenses 4: 6-7.
Outra pergunta realizada pelo apresentador foi sobre o hábito que algumas pessoas têm de reclamar da vida. Vilela se referiu especificamente a quem tem acesso a muitas coisas, mas sempre as julga insuficientes. Como resposta, recebeu a recomendação da leitura da 1ª Tessalonicenses 5:18:
“Em todas as circunstâncias dai Graça, porque essa é a vontade de Deus em Jesus Cristo”.
E enfatizou que devemos ser profundamente gratos em todas as circunstâncias:
“O que a palavra de Deus está dizendo é que a gente tem de ser agradecido em todas as circunstâncias, Vilela. Não só quando as coisas acontecem do meu jeito, não só quando a vontade de Deus está de acordo com o que eu quero”.
Frei Gilson também deu o exemplo do livro Jó, no capítulo 1:1:
“... O senhor Deus, o senhor tirou. Bendito seja o Nome do Senhor”. “Imagina uma pessoa que está feliz quando está tudo bem e quando tudo está mal fica triste. Seria uma vida inquieta.”.
Após mais uma oração das contas do Rosário, uma nova pergunta:
“Qual é o propósito da vida?”
Citando Efésios, capítulo 1, Frei Gilson afirmou que o propósito da vida é o mesmo para todos. Esclarece que as pessoas têm propósitos menores, que variam de pessoa para pessoa, como escolher se casar ou não, gostar de uma coisa ou de outra, querer ou não ser padre. Embora sejam motivos e escolhas importantes, não são, de fato, o propósito da vida. Esse é o mesmo para todos:
"Deus escolheu você para amar e servir a Ele, e esse é o propósito da vida. Por quê? Porque foi Ele quem te criou, te formou e te escolheu. Ele não te escolheu para que você ande perdido ou fique no mundo sem propósito. Ele não te escolheu para que você pertença ao diabo, claro que não. Se Ele te escolheu, foi para que você seja santo, porque Ele é santo. Isso é lógico. Além disso, Ele te escolheu para ser feliz, pois seguindo a Ele, você encontrará a verdadeira felicidade."
A quarta pergunta foi um desdobramento da primeira:
“Eu quis saber qual é o propósito da vida. Agora eu quero saber: qual é o propósito da nossa vida?”
A resposta se encontra em Romanos 12:2, que Vilela leu, a pedido do frei:
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Frei Gilson afirmou que o mundo confunde, as paixões da carne nos tornam sem rumo.
“O mundo é como se fosse uma perdição”.
Por isso, é preciso que renovemos o nosso coração para encontrarmos a vontade de Deus:
“Uma pessoa no mundo está perdida, na farra, nos prazeres…Por isso, não vos conformeis com este mundo…”
Enfatizou que “para descobrir a vontade de Deus para as nossas vidas, precisamos transformar nossos corações”.
Ao iniciar o primeiro mistério luminoso, Vilela perguntou:
“Frei, nós somos a imagem e semelhança de Deus e cometemos erros. Será que Deus também comete erros?”
Frei Gilson então orientou o apresentador para que se abrisse a Bíblia em Deuteronômio 32:4:
“Ele é o rochedo, perfeita é a sua obra. Todos os seus caminhos. É Deus de lealdade, não de iniquidade”.
Neste momento, interrompe a leitura e fala:
“Não, Deus não pode errar”. Afirmou ainda que, para aqueles que têm dúvidas sobre se Deus comete erros, é importante lembrar que isso não acontece:
“Quem erra somos nós, pois Deus é leal, não é iníquo, é justo e reto. No versículo 5, está escrito que pecaram contra Ele, ou seja, a falha está em nós, não em Deus.”
Esta dinâmica de perguntas e respostas permaneceu por mais de duas horas, intercalada por orações do terço e canções.
Frei Gilson já afirmou ao portal Brasil Paralelo que os “40 Dias de Oração a São Miguel Arcanjo” são a manifestação da vontade de Deus em sua vida.
Uma de suas maiores dificuldades era entregar seu sono a Deus, então, no período de pandemia iniciou o projeto, em um horário em que teria dificuldade de acordar.
Esperava ter público entre duas a três mil pessoas. Até hoje, mais de 555 mil pessoas já estiveram conectadas simultaneamente, em uma única live. Há ainda centenas relatos de milagres, que incluem restauração de casamentos, curas de doenças, livramento de problemas de saúde, como câncer etc…
Existem relatos de que o projeto seja um dos recordistas de acessos em lives católicas realizadas no Brasil.
Vilela declarou que decidiu participar do Rosário de São Miguel Arcanjo, após o impacto causado pela participação de Frei Gilson no Inteligência Ltda. Em 23 de julho, o episódio alcançou público de 3,9 milhões de pessoas.
Foi uma das raras gravações em que o apresentador se emocionou. Um dos temas abordados na conversa foi a importância do silêncio:
"Fica quieto. O silêncio é fala. Também o silêncio é você dizendo que não é o momento, não é a hora. É você dizendo: 'Eu tô chateado'. O silêncio é você dizer não! É: 'Eu preciso de um tempo'. Então, muitas vezes, Deus vai dizer sim, muitas vezes Deus vai dizer não, muitas vezes Deus vai dizer: 'Espere', e muitas vezes Deus vai ficar em silêncio. E, por incrível que pareça, Vilela, quanto mais você está próximo de Deus — aí os grandes místicos de oração dizem — mais Ele silencia."
O carmelita se aprofundou ainda mais:
“O silêncio, Vilela, é Deus falando com você. O silêncio é deserto! É Deus querendo falar coisas que você não está pronto para ouvir no barulho. Enquanto você não sair da agitação, do barulho, você não estará pronto para ouvir a voz de Deus”.
Neste momento, o apresentador se emocionou. Posteriormente, testemunhou em entrevista que a experiência com Frei Gilson mudou toda a sua vida:
“Foi tão forte, tão pesado que aquilo ficou na minha cabeça e mudou minha vida no sentido de que eu aceitei que o silêncio era uma resposta e que ele estar ali era uma resposta de Deus para mim.”
Em entrevista ao site Church Pop, disse:
“O silêncio foi quebrado a partir do momento que ele foi o escolhido para me dizer aquilo. Então, se aquilo era um problema para mim, se eu tava pedindo uma resposta, se eu estava incomodado com o silêncio, e aparece um homem de Deus e me fala o que ele falou, aquilo era resposta para o meu silêncio; foi resposta para mim e para muitas pessoas”.
Disse ainda que até pessoas próximas comentaram que até o semblante dele mudou depois deste momento. Ele parece mais calmo e menos ansioso, confiante no tempo de Deus:
“Dei uma repensada e isso tem mudado a minha vida”.
Após ter aceitado o convite para comparecer, o apresentador relatou uma série de empecilhos para chegar ao local. Em entrevista ao SantoFlow Podcast, afirmou que várias coisas ocorreram naquela madrugada.
Enquanto se dirigia ao endereço onde o evento é realizado, foram parados por um carro policial, que lhe apontou um fuzil. Ele relatou que na hora teve dificuldade de abrir o vidro do carro:
“Você imagina, um carro daquele, aquela hora, e eu falo ‘Estou indo rezar o Rosário com o frei’, o policial olhou para mim e falou ‘Você não tem uma desculpa melhor pra me dar do que você tá fazendo aqui?’ Depois que o cara que tava do lado [me] reconheceu (...) senão ia dar problema, porque a gente não tinha outra justificativa para estar lá”.
Ao voltar da oração, encontrou o pneu de seu carro totalmente murcho, apesar de ter estacionado o veículo dentro de uma garagem. Foi necessário aguardar um amigo de Frei Gilson para ajudar na troca de pneu.
Essas ocorrências não foram suficientes. Na saída, duas motos de polícia pararam o veículo, “de forma bem mais intimidadora”. O apresentador explicou que os policiais queriam ter a certeza de que se encontravam no veículo não estavam sendo alvo de um sequestro nem de alguma espécie de golpe.
“Para minha mãe foi o ´inimigo´ que fez isso”, afirmou o apresentador.
Vilela já havia manifestado sua fé cristã. Em uma participação no Flow, outro podcast entre os maiores do país, pronunciou-se sobre o fato de receber líderes de diversas religiões, incluindo não cristãs, em seu programa:
“Posso conhecer outros dogmas, achá-los legais, interessantes, mas a fé central, os princípios em que baseio a minha vida não mudam”, disse.
A experiência do encontro com Frei Gilson impactou sua vida de uma forma diferente.
Ao participar da live dos “40 dias com São Miguel Arcanjo”, conseguiu aumentar o acesso de várias pessoas ao conteúdo cristão. Também possibilitou que elas acessassem o profundo conhecimento de Frei Gilson sobre algumas das mais relevantes questões relacionadas à vida humana e espiritual.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP