“É o Rock in Rio do sertanejo", foi a metáfora usada por um dos participantes para se referir à festa. A comparação foi certeira.
Enquanto fogos de artifício iluminavam o palco, um helicóptero fazia passeio com os visitantes e uma estátua gigante dava boas-vindas a quem chegava.
Havia brinquedos de parque de diversão, a maior arena de rodeio da América Latina e tendas de grandes empresas brasileiras distribuindo brindes aos passantes.
Isso tudo ao som de alguns dos maiores artistas do sertanejo nacional. Cantores de sucesso como Maiara e Maraísa, Ana Castela e Jorge e Mateus.
Quem escuta essa descrição pode chegar a imaginar algo tumultuado e perigoso, mas não, a organização do evento é surpreendente.
Uma festa familiar, segura, em que há muita diversão e celebração do estilo de vida do interior do Brasil.
Durante o dia, acontece o Professional Bull Riders (PBR), este é o maior evento de rodeio do mundo. A equipe da Brasil Paralelo conversou com Jeremias, filho do primeiro campeão do evento, que ajudou a fundar a competição e foi responsável por trazê-la ao Brasil:
“PBR é a FIFA do rodeio, foi criada em 1994, está presente em cinco países e aqui no Brasil está sendo realizada a final do campeonato brasileiro aqui em Barretos e o campeão nacional vai garantir a sua vaga para o campeonato mundial, que acontece nos Estados Unidos, valendo um milhão de dólares.”
Jeremias também é diretor de Eventos da PBR Brasil e completou a sua fala explicando que o torneio funciona por pontos corridos e que Barretos é o encerramento de uma temporada que começa antes.
A equipe também entrevistou o locutor oficial da PBR, Rafael Villela, que é a voz responsável por anunciar os atletas e impulsionar a emoção do público:
“Entrar nessa arena é uma emoção maravilhosa e indescritível. Me lembro quando desci esta rampa pela primeira vez, em 1995, e quando sai me deu uma vontade de chorar. Aqui é a meca do rodeio brasileiro, eu diria até do rodeio mundial.”
Ele também contou à equipe que é assinante da Brasil Paralelo há muito tempo e fez questão de abrir o aplicativo para mostrar seu carinho pela empresa.
Filipe Masetti, o Cavaleiro das Américas, compartilhou um ponto de incômodo identificado pelos atletas. É comum que pessoas que não conhecem a realidade do evento, achem que existe maltrato dos animais. Ele afirmou que, ao contrário, os touros e cavalos são tratados como atletas e recebem cuidado veterinário do mais alto nível.
Em seu documentário, em que ele registra a sua jornada viajando a cavalo do Canadá até o Brasil, ele revela que o cavaleiro antes de comer e beber, preocupa-se se o seu animal está bem alimentado e nutrido.
A relação com os animais é algo especial. Em certo momento do filme, Filipe chega a chorar desesperadamente quando um de seus cavalos sofre um acidente. Para ele, esse foi o pior momento da viagem.
Já durante a noite, o cenário do rodeio se transforma em uma plateia que acompanha os shows de grandes nomes da música sertaneja.
Em meio a essa multidão de pessoas, a Brasil Paralelo ouviu muitas histórias emocionantes.
Após um grupo abordar Filipe Masetti e sua noiva Clara para compartilhar uma mensagem cristã. A equipe da BP os entrevistou:
“Meu nome é Luis Alberto, sou missionário e capelão e dou assistência espiritual no momento de concentração dos cowboys. Eu atuo mais nos bastidores, no momento de concentração. O rodeio é o esporte mais radical do mundo, muito perigoso e envolve muita tensão tanto espiritual quanto psicológica. Nós estamos aqui para dar esse apoio para eles e mostrar o Reino de Deus acima de tudo. A graça de Deus os ajuda no trabalho e nas competições, pois eles estão longe de casa, longe da família e não é fácil”, compartilhou o organizador do grupo.
Junto a ele estavam outras pessoas que faziam parte do movimento e distribuíam Bíblias. Muito gentilmente, eles entregaram uma para cada membro da equipe. Também afirmaram acompanhar a empresa e estarem muito felizes de serem entrevistados pela BP.
Assim como Luís, a equipe da BP relatou ter encontrado muitas pessoas que apoiam e gostam do trabalho.
“Encontramos muitas pessoas apaixonadas pelo agro e que também são fãs da BP. Isso me fez perceber que temos muito em comum com elas, pois também reconhecemos a importância das tradições e lutamos pelos bons valores. Estar lá foi edificante e me conectou muito com o nosso propósito”, relatou Isabela Antunes, gestora de parcerias da empresa.
Um dos profissionais contou como se sentiu diante disso.
“As pessoas ficam muito felizes de ter a Brasil Paralelo por perto. Elas se empolgaram em mostrar o rodeio e explicar o que é o esporte. Saímos desse evento com ainda mais confiança em nosso propósito e agradecidos por cada membro que torna o nosso trabalho possível.” afirmou Carlos Gonzaga, gestor de redes sociais da BP.
Na noite do dia 16 de agosto, durante o evento, um acontecimento marcou a comemoração: a estreia do documentário Cavaleiro das Américas no streaming da Brasil Paralelo.
O filme conta a história de Filipe Masetti, um jovem brasileiro criado no Canadá, que resolveu se tornar um Long Rider. Esse título é dado àqueles que fazem longas viagens a cavalo. A ambição de Filipe era grande, sair do Canadá e chegar até o Brasil.
Veja como foi acompanhar o FIlipe nos bastidores até a hora do lançamento:
Enquanto a equipe caminhava com o Filipe, várias pessoas o parava para tirar fotos e relatar o quão emocionante foi assistir ao filme. Alguns disseram ter sido impactados pela mensagem de modo muito forte, a ponto de chorar.
Para conhecer mais sobre o Filipe, você também pode assistir a seguir entrevista exclusiva concedida a Filipe Valerim:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP