Se as projeções se confirmarem, a direita terá maioria para governar os EUA pelo menos até até 2026, quando ocorrem as chamadas eleições de meio de mandato, os Mid Terms.
Donald Trump foi reeleito pelo colégio eleitoral e pelo voto popular, com uma diferença de quase 5 milhões de votos em relação à Kamala Harris. De acordo com os últimos dados, Trump teve 71.246.256 votos contra 66.172.439 da democrata.
Ainda faltam os resultados de Michigan, Arizona, Nevada e Alaska.
Além disso, o Partido Republicano conquistou a maioria no Senado e pode também dominar a Câmara dos Deputados.
Em seu discurso de vitória, Donald Trump declarou que o país deu aos conservadores "um mandato incrível".
Trump destacou:
"Temos novamente a maioria no Senado. Ninguém esperava essa vitória. Gostaria de agradecer a todos".
De acordo com a BBC, o partido conquistou cadeiras em estados como Virgínia Ocidental e Ohio, anteriormente ocupadas por seus adversários.
Com o resultado, terá 52 representantes republicanos na Casa, contra 42 democratas. A última vez que isso aconteceu foi em 2018.
Trinta e quatro lugares no Senado estavam em disputa. No Texas, Ted Cruz, aliado de Trump, superou o ex-jogador da NFL, Colin Allred, assegurando seu terceiro mandato.
Os conservadores conseguiram manter sua posição de Nebraska com a atual senadora Deb Fischer. Ela enfrentou Dan Osborn, um independente.
O resultado no Senado abriu discussões sobre quem substituiria Mitch McConnell, senador do Kentucky, como líder da maioria na próxima sessão legislativa. McConnell, de 82 anos, já havia anunciado anteriormente que deixaria sua posição.
Na Câmara, o desfecho também foi favorável. As últimas projeções indicam que os Republicanos lideram em vários condados. Se as estimativas se confirmarem, serão 202 republicanos contra 181 democratas.
Se o domínio sobre a Câmara se confirmar, será a oportunidade da direita aprovar leis e avançar com a agenda partidária de Trump.
A Brasil Paralelo irá analisar os resultados da corrida eleitoral americana ao vivo às 20h de hoje, 6 de novembro. Clique abaixo e ative as notificações para assistir.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP