Amanhã (08/11), os cidadãos dos Estados Unidos da América escolherão os seus representantes no Congresso. As midterm elections (eleições de meio de mandato) ocorrem dois anos após a eleição do presidente do país.
O objetivo central desse sistema é decidir se a população seguirá apoiando as políticas do presidente eleito ou se escolherá seguir uma nova orientação.
O atual cenário político dos EUA indica dois principais pontos de disputa no país: aborto e economia.
O presidente Joe Biden é conhecido por suas políticas favoráveis ao aborto e a uma política economica keynesiana - que defende o Estado como o motor da economia. Esses dois pontos estão sendo os mais sensíveis para o povo estadunidense.
Após a Suprema Corte dos EUA ter julgado o aborto como uma prerrogativa não constitucional, muitos Estados do país proibiram ou restringiram a prática. O presidente Joe Biden não gostou da decisão e prometeu criar um projeto de lei para legalizar o aborto em todo o país.
O tema movimenta a população todos os anos com manifestações favoráveis à proibição e à legalização da prática. Após a reversão do caso Roe vs Wade, diversas pessoas foram às ruas para defender o direito a abortar.
Nessas eleições de meio de mandato, o foco do partido democrata será a defesa do aborto no país, afirma Lis Smith, estrategista do partido.
Por outro lado, as manifestações pró-vida e contrárias a permissão do aborto acontecem todos os anos e reunem milhares de pessoas. A March For Life é a principal instituição desse movimento, tendo organizado manifestações com mais de 150 mil pessoas.
Mais de 21 estados proibiram ou restringiram a prática. A proposta dos republicanos é defender a proibição do aborto para atrair o público conservador, já que uma maioria de deputados pró-vida poderá barrar o projeto abortista de Joe Biden.
As políticas econômicas do governo de Joe Biden levaram o país a sua pior inflação em décadas. O atual presidente dos EUA defende que o governo imprima dinheiro para distribuir para a população, o que agradou o eleitorado do partido Democrata.
Contudo, o aumento repentino dos preços fez com que muitos estadunidenses busquem mudanças no plano econômico. A atual aprovação do governo Biden é de 44%, segundo pesquisa feita pelo grupo SSRS.
O comando do Congresso provavelmente irá para os republicanos, conforme pesquisa do instituto FiveThirtyEight. O ex-presidente Donald Trump tem participado de campanhas para o partido republicano e comentado a situação econômica do país, criando o slogan “Save America” (Salve a América).
Toque aqui para assistir o documentário original da Brasil Paralelo.
Outro fator importante nessas eleições são as investigações contra possíveis crimes de Biden. Os republicanos planejam iniciar apurações no Congresso para descobrir o que está por trás de alguns escândalos de Biden.
Entre os pontos que pretendem investigar, estão os auxílios pagos pelo governo federal durante a pandemia de Covid-19, os negócios no exterior de Hunter Biden, filho do presidente, e a investigação do FBI sobre Trump, que apura se ele teria retirado documentos oficiais da Casa Branca quando deixou a presidência.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP