Jair Bolsonaro publicou uma nota de sua defesa em suas redes sociais na madrugada desta quarta-feira.
Os advogados declaram que o ex-presidente não compactuou com nenhum movimento e classifica a denúncia como inepta.
Leia a nota na íntegra:
NOTA AO POVO
A defesa do Presidente Jair Bolsonaro recebe com estarrecimento e indignação a denúncia da Procuradoria-Geral da República, divulgada hoje pela mídia, por uma suposta participação num alegado golpe de Estado.
O Presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam.
A despeito dos quase dois anos de investigações — período em que foi alvo de exaustivas diligências investigatórias, amplamente suportadas por medidas cautelares de cunho invasivo, contemplando, inclusive, a custódia preventiva de apoiadores próximos —, nenhum elemento que conectasse minimamente o Presidente à narrativa construída na denúncia, foi encontrado.
Não há qualquer mensagem do Presidente da República que embase a acusação, apesar de uma verdadeira devassa que foi feita em seus telefones pessoais.
A inepta denúncia chega ao cúmulo de lhe atribuir participação em planos contraditórios entre si e baseada numa única delação premiada, diversas vezes alteradas, por um delator que questiona a sua própria voluntariedade. Não por acaso ele mudou sua versão por inúmeras vezes para construir uma narrativa fantasiosa.
O Presidente Jair Bolsonaro confia na Justiça e, portanto, acredita que essa denúncia não prevalecerá por sua precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos que a sustentem perante o Judiciário.
Jair Messias Bolsonaro e oito de seus aliados foram denunciados sob acusações criminais de um golpe de Estado e tentativa de abolição de Estado democrático de direito. O objetivo seria impedir que Lula assumisse a presidência, garantindo a permanência do grupo no poder.
Conforme o inquérito que embasa as acusações contra o grupo, o ex-presidente é apontado como o líder do grupo e o principal beneficiário do suposto plano golpista.
A denúncia, apresentada pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, foi enviada ao Supremo Tribunal Federal, onde será analisada pela Primeira Turma do STF.
Informação apartidária, imparcial e de alto nível de credibilidade é fundamental para melhorar a qualidade de vida e as ajudar a tomar melhores decisões. No Resumo BP, você tem acesso às melhores notícias diariamente no seu e-mail e sem pagar nada por isso. Clique aqui e conheça o Resumo BP.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP