O primeiro milagre de Carlo Acutis foi protagonizado por uma criança de três anos na capital de Mato Grosso.
Matheus Viana passou por momentos difíceis quando era uma criança pequena. Aos dois anos de idade, foi diagnosticado com uma rara doença chamada de pâncreas anular.
A condição é uma má formação genética na qual uma camada de tecido se forma na região do duodeno. Em alguns casos, a doença pode obstruir o intestino, causando vômitos e inchaços no abdômen.
Solange contou em uma entrevista ao Portal Uol que seu neto chegou a ser internado diversas vezes por ter aspirado o vômito.
A doença poderia ser corrigida com uma cirurgia, porém Matheus estava muito magro e fraco para que o procedimento pudesse ser realizado:
"Cheguei a chorar para a doutora e dizia que ia perder o menino" , conta a avó.
O Padre Marcelo Tenório, da Paróquia de São Sebastião em Campo Grande, revela que todos os anos celebra uma missa com a relíquia de Carlo Acutis no dia 12 de outubro:
"Todo dia 12 de outubro, durante a festa de Nossa Senhora Aparecida e no aniversário da morte de Carlo, oferecemos a bênção com sua relíquia em uma missa solene."
Em 2013, Matheus tocou na relíquia e pediu para parar de vomitar. Desde então, o garoto nunca mais vomitou por conta de sua condição.
No ano seguinte,a família fez novos exames e descobriu que a criança estava totalmente curada de sua doença.
O Vaticano estabeleceu um Tribunal Eclesiástico para coletar evidências e testemunhos do milagre.
Os documentos foram enviados a Roma, onde passaram pela análise minuciosa de uma equipe de peritos do Vaticano.
A médica Selma Guimarães, que chegou a prestar depoimento para a comissão do Vaticano, afirmou que "não há como questionar" a anomalia do caso.
A médica ressalta que a investigação realizada pela Igreja levou em conta critérios científicos e técnicos:
"Não tem avaliação pessoal, tem avaliação técnica do que é a doença, seu desenvolvimento, tratamento e cura. É um processo bastante moroso e sério."
Após sete anos de investigações, a equipe responsável pelo caso chegou à conclusão de que se tratava de uma ação sobrenatural.
Apenas em 14 de novembro de 2019, o Papa Francisco reconheceu oficialmente o milagre. No dia 10 de outubro de 2020, Acutis foi beatificado.
Em maio deste ano, mais um milagre realizado por intercessão de Carlo Acutis foi reconhecido pelo Pontífice, abrindo caminho para o processo de canonização do beato.
O padre Marcelo Tenório ressaltou a proximidade do santo com o Brasil:
"Carlo Acutis tem um carinho especial pelo Brasil. Sua mãe, Dona Antônia Acutis, não consegue explicar isso.Embora Carlo nunca tenha estado no Brasil, 90% dos milagres atribuídos a ele ocorreram aqui."
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP