Isso surpreendeu toda a indústria, que não acreditava que o país asiático tinha capacidade de produzir um semicondutor tão avançado.
Os chips são uma tecnologia chave para quase todas as invenções da modernidade, eles operam o sistema e a corrente elétrica de dispositivos que vão de geladeiras até Inteligências Artificiais (AI).
Como um aparelho eletrônico causou mais problemas diplomáticos entre a China e os EUA?
Nos últimos quatro anos os EUA têm imposto restrições de exportação à China para dificultar seu acesso à tecnologia. Os americanos temem que os asiáticos usem as descobertas para fins militares.
O governo americano citou preocupações de segurança nacional, como o potencial de ataques cibernéticos ou espionagem por parte do governo chinês.
Mesmo com as restrições, a China conseguiu produzir uma tecnologia própria. Segundo apuração da CNN, os Estados Unidos investigam como o país conseguiu desenvolver o aparelho e suspeitam que a companhia tenha violado as sanções impostas por ele.
O novo celular da Huawei está vendendo muito na China, ameaçando a presença da Apple, que tem 20% das suas vendas alocadas no país.
O governo Chinês proibiu o uso de iPhones por parte de seus funcionários e autoridades. A medida fez com que a Apple perdesse US$ 200 bilhões de seu valor de mercado na semana passada.