Com a inflação crescendo acima da meta, o Banco Central anunciou que vai aumentar a taxa Selic para 12,25% ao ano, um ponto percentual acima da atual.
A taxa é a base para o cálculo dos juros em bancos e instituições financeiras. Quando o valor aumenta, os preços dos empréstimos ficam maiores em todo o país.
A mudança deve ajudar a manter a inflação sob controle. Os juros são usados no mundo inteiro como ferramenta para lidar com os aumentos de preços.
Quando a taxa de juros é menor, mais pessoas pegam dinheiro emprestado.
Com mais dinheiro em circulação, as pessoas começam a comprar mais sem que haja um aumento na quantidade de produtos. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda faz com que os preços comecem a subir.
Quando o BC decide aumentar a taxa básica, a tendência é que menos pessoas peguem empréstimos e a quantidade de dinheiro em circulação diminua. Com isso, os preços se estabilizam e a inflação volta ao controle.
No final de 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) aprovou diminuições no valor da taxa Selic.
O cenário mudou bastante no final deste ano, esta já é a terceira reunião seguida em que o Cupom anuncia um aumento na taxa. O órgão ainda prevê mais dois aumentos de 1% para as próximas reuniões.
As informações sobre as mudanças na taxa Selic são divulgadas após o mercado fechar, então só é possível descobrir o impacto real da decisão ao longo do dia seguinte.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP