Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, anunciou nesta segunda-feira (10) que todas as escolas estaduais terão ao menos um policial armado em até 60 dias. A decisão ocorre após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor que resultou na morte de quatro crianças em Blumenau.
A medida foi anunciada durante a cerimônia de 100 dias de governo. A iniciativa será implementada nas 1.053 escolas estaduais de Santa Catarina:
“Vamos recrutar policiais militares, policiais civis, bombeiros militares para que eles possam - fardados, com colete, com arma - irem para as escolas, um dentro de cada escola. É o mínimo que a gente pode devolver para a sociedade, onde as crianças estiverem brincando ele tem que estar junto”.
Segundo o governador, a iniciativa custará R$ 70 milhões por ano.
Segundo o governo de Mello, desde o dia 5 de abril:
O governador ressaltou que no caso de creches e escolas municipais, a escola armada não será obrigatória, já que é responsabilidade de cada município.
O problema da segurança pública no Brasil atinge a todos. A cada 10 minutos um cidadão é assassinado, 40% de toda a população diz já ter sido vítima de ao menos um assalto e apenas 8% dos assassinatos são resolvidos.
O brasileiro vive com medo de andar nas ruas e a sensação é de que o crime compensa dada a impunidade daqueles que cometem os crimes.
Para entender a fundo as origens desse problema, a Brasil Paralelo lançou a trilogia Entre Lobos a maior investigação sobre o problema da segurança pública no Brasil.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP