David Lynch, ícone do cinema surreal, faleceu aos 78 anos. Pai de quatro filhos, foi casado quatro vezes."
Sua carreira destacou-se com a série de sucesso Twin Peaks (1992), que influenciou produções como Arquivo X.
Apesar de ser um mestre em criar atmosferas sensoriais através da música e fotografia, Lynch também enfrentou fracassos, como a primeira adaptação de Duna (1984).
Segundo o cineasta mineiro Vinícius Gomes, Lynch dizia que gostava das coisas que deixam espaço para sonhar, já que “mistérios desvendados no final destroem os sonhos”.
“Esse pensamento fica evidente no maravilhoso filme “Uma História Real” (1999), que na minha opinião, é a melhor obra de Lynch”.
A trajetória de Lynch mostra o poder do cinema arte em inspirar pessoas e levantar discussões sobre temas antes nunca falados.
Tal autoridade foi descrita no primeiro episódio de A Sétima Arte, original Brasil Paralelo que mostra o nível do impacto de produções cinematográficas na mente das pessoas. Assista:
Entre as principais filmes de sua carreira estão:
- Eraserhead (1977): Um cult clássico que demorou cinco anos para ser concluído. É possível assistir na plataforma Mubi.
- O Homem Elefante (1980): Indicado a oito Oscars.Ele está disponível para assinantes Amazon Prime Vídeo, Globo Play e Apple TV.
- Veludo Azul (1986): Mistura de melancolia e horror, arrecadou US$789.409 bilhões. Atualmente ele está no catálogo da Apple TV.
- Twin Peaks (1992): Série que revolucionou a TV nos anos 1990. Assinantes Amazon Prime Premium e Globo Play podem assistir a qualquer momento.
Curioso para explorar mais sobre o impacto do cinema? Assine a BP Select, streaming da Brasil Paralelo, mergulhe em conteúdos exclusivos e aperte o play sem medo.
Lynch estava com enfisema pulmonar, um processo de lesão crônica no sistema respiratório causado pelo uso de cigarro. Sua última aparição como ator foi em 2022, interpretando o cineasta John Ford em Os Fablemans, de Steven Spielberg.



.webp)






.jpg)
.jpg)

.jpg)









.jpg)
.jpg)





