O que é ser feliz? Para Chris Gardner a busca da felicidade se tornou uma saga. Depois de ser abandonado pela esposa, ele passa a lutar para sobreviver com um filho pequeno. Baseado em uma história real, A Procura da Felicidade é uma oportunidade para conversar com os filhos sobre o que pode ser um importante foco da vida do ser humano.
O filme foi lançado em 2 de fevereiro de 2007 e conta com Will Smith no papel principal.
O protagonista começa a história passando por graves problemas financeiros. A questão desgasta seu casamento e ele acaba abandonado pela esposa com o filho de 5 anos. Tentando melhorar de vida, Chris se inscreve para uma vaga em uma famosa corretora de seguros.
No entanto, ao final do processo, descobre se tratar de um estágio não remunerado. Mesmo assim, resolve aceitar a vaga, na esperança de ser efetivado ao fim do programa. Só que a falta de salário cobra seu preço. Despejado, passa a perambular com seu filho por abrigos, mantendo a esperança de que, um dia, tudo irá melhorar.
A saga de Chris e seu filho Christopher arrecadou US$307,1 milhões. Por causa do papel de Chris Gardner, Will Smith foi indicado ao Oscar de melhor ator e ao Globo de Ouro de melhor ator de drama. A música “A Father 's Way" foi indicada ao Globo de Ouro como melhor canção original. O filme pode ser assistido no Max, streaming da HBO e no Amazon Prime Video.
A esperança e resiliência de Gardner durante o filme é um dos pontos de maior reflexão da história. Em determinado momento, ele é humilhado ao telefone ao realizar seu estágio. Outro ponto é o gerente do programa de estágio, que o trata como secretário particular, algo que não estava em suas atribuições. Ao cumprir uma dessas determinações, ele perde o contato com um possível investidor. Chora, fica triste, mas isso não o abala.
A reação de Chris à situação é um exemplo de como o ser humano não deve se deixar levar pelos desafios da vida.
O filme ensina que não é o que dizem que faz uma pessoa, mas o que ela é e para o que ela luta.
O gerente humilhava um funcionário que considerava menos que ele. No fim, essa atitude dizia sobre ele mesmo. Aquele que precisa humilhar o outro para se sentir bem na verdade muitas vezes está humilhando a si mesmo.
No final do filme, Gardner consegue a vaga. Tudo o que ele passou se tornou irrelevante. O que ele queria e fez por merecer chegou. A procura da felicidade pode se tornar uma forma de ensinar aos filhos que uma decepção não é o fim. As contrariedades ensinam mais do que as palavras afáveis.
A Procura da Felicidade foi aclamado pelos espectadores e pela crítica. Segundo o site Rotten Tomatoes, 87% dos espectadores aprovaram o filme. Veja alguns comentários:
“A atuação principal de Will Smith neste filme realmente roubou a cena e me conquistou. Isso realmente elevou o filme”.
“Guarde alguns desses lenços para “À Procura da Felicidade”.
Escolher um bom filme é desafiador. Por isso, a Brasil Paralelo criou a BP Select, uma plataforma onde você pode apertar o play sem medo. Clique aqui e desbloqueie seu acesso!
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP