This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

38% dos brasileiros acreditam que os governantes não estão comprometidos com a melhora da educação no país

Pesquisa feita pelo Ipec aponta descrença dos brasileiros em relação aos políticos no campo da educação, e esperança de melhora do ensino no país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/4/2023 13:47
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

38% da população brasileira acredita que os governantes não estão comprometidos com a melhoria da educação pública no país. É o que aponta o estudo “A percepção dos brasileiros sobre diferentes aspectos da educação no país”, realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec)

Ao mesmo tempo, 57% dos brasileiros acreditam, ao menos em parte, que seus líderes buscam aperfeiçoar o ambiente escolar.

Para 89% dos entrevistados, um país melhor depende necessariamente da melhoria de escolas públicas.

O levantamento foi encomendado pela organização Todos Pela Educação e foi realizado dos dias 1º e 5 de abril, ouvindo 2 mil entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Os resultados da pesquisa foram divulgados na terça-feira (18/04).

Durante o levantamento, os entrevistados foram questionados sobre três grandes temas:

  • A importância da educação no Brasil;
  • O papel dos governos na Educação;
  • A desigualdade de oportunidades no acesso à Educação no país.

Dos entrevistados, 59% acreditam totalmente ou em parte que o sistema de educação vai melhorar nos próximos quatro anos.32% discordam parcial ou totalmente dessa projeção.

A respeito do acesso à educação, 22% dos entrevistados concordam total ou parcialmente que alunos ricos e pobres recebem uma educação com a mesma qualidade no Brasil. A grande maioria (73%) discorda total ou parcialmente da afirmação.

Questionados se melhorar a educação pública é muito importante para resolver outros problemas do país, como violência, pobreza e desigualdade, 96% dos entrevistados concordaram integralmente ou em parte que sim.

A solução deve vir do Estado?

Como mostra a pesquisa, 89% dos entrevistados entendem que para que o país seja melhor, as escolas públicas do Estado devem ser melhores. A maior parte dos entrevistados, 96%, também acredita que a melhora da educação pública ajude o país a resolver outros problemas sociais.

A pesquisa revela que uma grande parcela da população brasileira crê que o Estado deve investir mais na educação para que diversos problemas sejam sanados. 

Em 2016, quando a Brasil Paralelo foi fundada, a opção foi diferente: não esperar ou depender do Estado. 

Desde a origem, a empresa acredita que a população pode se unir em torno de ações concretas que vão promover o desenvolvimento e a melhora social do Brasil.

A missão da Brasil Paralelo é resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Isto é feito por meio da educação e do entretenimento, com os Originais, filmes e Séries que a BP disponibiliza ao seu público.

Em vez de esperar uma solução vinda do Estado, a Brasil Paralelo é uma iniciativa privada, independente, que propõe caminhos e meios para solucionar os problemas, sem o uso de qualquer centavo do dinheiro público.

Uma nova iniciativa educacional

Com o objetivo de realmente transformar a educação no Brasil, a Brasil Paralelo lançou sua mais nova iniciativa, Travessia - o essencial em um só lugar.

O Travessia é o próximo passo que a Brasil Paralelo quer dar no resgate cultural e educacional do Brasil. Uma jornada com início, meio e fim. Com mentores qualificados e temas cruciais para entender a realidade.

Enquanto o Núcleo de Formação da Brasil Paralelo é uma biblioteca de cursos, com um imenso acervo pronto a ser consultado a qualquer momento, a Travessia é uma imersão, onde os capítulos, os livros, as principais lições dessa biblioteca e de outras são escolhidas por mentores para guiar o aluno na jornada de aprendizado.

Travessia tem o que é preciso para aumentar a visão de mundo, bagagem cultural e repertório intelectual, atacando nas bases.

Uma jornada de estudos autêntica, com início, meio e fim. Desenhada e produzida, com os melhores recursos disponíveis na Brasil Paralelo, uma jornada de formação completa.

Você é nosso convidado para a aula inaugural dessa jornada que começa dia 08 de maio. Basta clicar no link e se inscrever para participar.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais