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Racismo de Narrativa: entenda os efeitos do discurso que vitimiza os negros e desconsidera a responsabilidade individual

Racismo
Fernando Holiday, vereador de São Paulo.
Valor Econômico
Fernando Holiday

Um debate coerente e moderno sobre as questões relacionadas ao racismo no Brasil. Neste trabalho, Fernando Holiday critica o "racismo de narrativa", que vitimiza os negros e desconsidera a responsabilidade individual e a meritocracia. O autor argumenta que políticas como cotas raciais perpetuam estereótipos e divisões sociais, e defende a substituição por cotas sociais baseadas na condição financeira.

O racismo é um complexo tema da sociedade contemporânea e que não deve ser ignorado, nem distorcido.

No entanto, a forma como ele é tratado pela mídia e pela esquerda não só pode como deve ser questionada. Como um negro de direita, acredito que o conceito de "racismo de narrativa" é crucial para entender como certas narrativas podem confundir e manipular a população por meio da supressão de figuras negras importantes e distorção de fatos sobre a escravidão, do início à sua abolição.

O que você vai encontrar neste artigo?

Negros são vítimas de uma sociedade opressora?

A narrativa predominante que encontramos nos meios de comunicação frequentemente tacha os negros como vítimas de uma sociedade opressora. Trazer uma visão vitimista para a sociedade pode limitar o indivíduo, uma vez que resume a força de vontade de pessoas negras, diminuindo a capacidade de superação individual.

Ao reconhecer a importância da responsabilidade individual e da meritocracia como pilares do progresso social não há lugar para uma narrativa vitimista. Esta narrativa, muitas vezes trazida pela esquerda, ignora estes pilares da sociedade, focando apenas em um ponto, a opressão. Assim, perpetua uma visão de que os negros não possuem capacidade suficiente para se igualar a brancos em uma corrida intelectual, nem possuem o controle de suas decisões, desmoralizando todo um grupo social.

Uma área onde podemos ver com frequência a presença do racismo de narrativa é nas políticas de ações afirmativas, como as cotas raciais. Embora a esquerda tente justificar essas políticas como forma de corrigir uma “dívida histórica”, de fato existe uma dívida histórica? A narrativa da dívida histórica é frequentemente utilizada pelo movimento negro, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, para argumentar que as consequências da escravidão ainda reverberam na vida dos negros. 

O perigo do ressentimento racial

O golpe republicano de 1889, de fato, interrompeu o projeto pós-abolição, deixando os negros recém-libertos à própria sorte, enfrentando pobreza, analfabetismo, doenças e desemprego. Esses problemas sociais, somados ao estigma racista, contribuíram para a precariedade da população negra. No entanto, não é possível estabelecer uma linhagem direta entre os negros atuais e os escravos do passado. A miscigenação – que é única em intensidade na história do Brasil – torna impraticável quantificar quem é diretamente descendente de escravos. A atenção deve ser dada aos problemas atuais que afligem os mais pobres, em vez de tentar reparar a escravidão do passado com medidas que colocam os negros em uma posição de inferioridade.

Devemos ficar atentos às falácias apresentadas para tentar nos convencer de que as cotas raciais ajudam a inserir a população negra na sociedade. Walter E. Willians, economista, argumenta que “por causa delas [cotas], a competência de muitos negros é vista com desconfiança. ”

Além disso, as ações afirmativas podem criar um possível ressentimento racial, aumentando divisões no lugar de promover a união entre toda a população. Como argumenta Coleman Hughes, apresentador e escritor norte-americano, "[se] fôssemos pagar reparações hoje, apenas dividiríamos ainda mais o país, tornando mais difícil a construção das coalizões políticas necessárias para resolver os problemas que os negros enfrentam hoje. " 

A verdadeira equidade que devemos promover não deve ser baseada em fatores raciais, mas sim no mérito e na capacidade de cada um. Ao sugerir que os negros não podem competir em pé de igualdade sem uma “ajuda”, a cota racial minimiza o mérito individual, reforçando estereótipos negativos e desincentivando o esforço, prejudicando a longo prazo os próprios beneficiários dessas políticas. 

Por isso, faz-se necessário a substituição das cotas raciais por cotas sociais, abrangendo um maior número de pessoas, categorizando não pela cor de pele, mas sim pela condição financeira. Na realidade brasileira é notório que a maior parcela da população de baixa renda é de negros, porém não podemos deixar de lado a parcela de brancos que também não tem condições para arcar com os custos de uma faculdade, por exemplo.

Senzala Ideológica

Por fim, o mais perigoso nesse debate, é justamente o que intitula meu livro sobre o assunto: a Senzala Ideológica. Ao se apropriar do debate sobre o racismo, a esquerda transformou todos os negros que discordam de sua visão em “traidores da própria raça”. São os “capitães-do-mato”, como Ciro Gomes se referiu a mim. Contra essas pessoas, líderes e militantes esquerdistas se sentem no direito de utilizar o mais vil racismo e as mais baixas ofensas, expondo a sua hipocrisia e demonstrando a utilização cruel dessa bandeira para angariar votos. Para isso, ocultaram diversas figuras negras históricas que não serviam aos seus propósitos marxistas, como André Rebouças, e criaram mitos que favorecessem a sua narrativa, como Zumbi dos Palmares. Contudo, para entender melhor os detalhes da construção dessa Senzala e os métodos desenvolvidos até aqui por eles, fica o convite para a leitura do meu livro “Senzala Ideológica: a escravidão do negro no século XXI”. 

Fernando Holiday é graduado em história, pós-graduado em ciências políticas e atualmente ocupa o cargo de vereador da cidade de São Paulo. 

Lançamento 

Livro: Senzala Ideológica: a escravidão do negro no século XXI.

Dia: 21/06/2024.

Horário: 19h.

Local: Livraria Drumond.

Av. Paulista, n.2073, Conjunto Nacional, Loja 153 —  Consolação —  São Paulo (SP).

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