Perguntando-se qual a importância da literatura, vê-se um campo de infinitas possibilidades: nela é possível viajar até terras distantes, conhecer universos que extrapolam a realidade do cotidiano e absorver experiências e lições de vida. As possibilidades de leituras são amplas. Vão de contos de fadas infantis a grandes clássicos como Shakespeare.
A literatura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo por ser uma prática que ajuda na formação da personalidade. O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação.
Na literatura, há uma ponte entre o indivíduo e o mundo construído pela narrativa. É possível experimentar as vivências das personagens, viver suas emoções e absorver os valores que ensinam.
É a partir do hábito de leitura que as crianças e os jovens desenvolvem e praticam a sua interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário.
A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade.
As obras literárias são resultado de um conjunto de fatores: as experiências do autor, sua personalidade, seu universo interior, sua relação com a sociedade e as pessoas que o circundam, suas ideias.
Toda essa dinâmica pode ser absorvida por um leitor atento. Há um imenso universo a ser explorado em cada livro.
A literatura, portanto, é de grande importância por contribuir com a formação pessoal e com a ampliação do imaginário.
Como dizia o poeta Camões: "Transforma-se o amador na cousa amada, por virtude do muito imaginar”. A experiência, a inteligência e a cultura todos dependem da capacidade da imaginação, que é desenvolvida pela literatura.
Uma imaginação pobre, com poucos elementos em seu acervo, é incapaz de experimentar as coisas a fundo. Suas experiências se prendem às reações imediatas e concretas, faltam pontos de referências para comparações mais profundas.
Os acontecimentos não tem outras camadas de significação. Quanto mais pontos de comparação se tem, mais rica se torna a percepção da experiência.
Toda a filosofia, a cultura e a ciência são desenvolvimentos posteriores da habilidade literária.
E como o aprendizado da literatura contribui na vida das pessoas?
Tamanha é a importância da literatura na vida das pessoas, que em boa parte do mundo os currículos escolares contam com a disciplina de literatura desde os primeiros anos. A base da formação cultural, pessoal e intelectual é a literatura.
A extensa leitura de literatura imaginativa, como romances, contos, poemas épicos, poesia em geral e teatro, formam a base do imaginário pessoal.
Assim, a cultura, os valores e os ensinamentos absorvidos das histórias, das experiências dos antepassados, vão se incorporando na personalidade da pessoa.
Integrar na personalidade significa que estes valores e conhecimentos adquiridos passam a determinar a conduta e a reação espontânea.
A literatura usa a linguagem corrente das pessoas e trata do drama humano, da vida humana, algo de interesse de todos.
Problemas referentes ao amor, à morte, ao ódio, à tristeza, ao casamento, às relações humanas, são experiências que todos podem se identificar. O assunto que a literatura trata é a vida de todo mundo.
Assim, as pessoas podem extrair experiências, valores e formas de encarar as mais diversas situações.
A cultura narrativa presente na literatura é a forma mais básica de cultura que toda sociedade desenvolve. Da tribo mais primitiva à civilização mais complexa, existe o elemento narrativo.
Alguma história ou mito, que é transmitido de geração em geração, que representa a história daquele povo, que os localiza no tempo, confere-lhes identidade e valores específicos.
Assim, o homem pode absorver da literatura:
Tudo isso auxilia no crescimento moral, pessoal, intelectual, emocional e social. Desse modo, a literatura é de extrema importância para o homem.
Em seu livro A Educação Sentimental, o filósofo Julián Marías explica a relação das barreiras da inteligência humana e sua conexão com a literatura, especialmente a literatura fantástica:
“Na tradição socrática, Platão interessou-se muito pela definição (horismós), e não se contenta com o nome da realidade que se esforça por conhecer.
[…]
A definição aponta o objeto investigado, mas não o define como ele é (hoîon esti). O logos, ou definição, não determina a ousía: circunscreve-a ou delimita.
Assim, o mito — o conto — não é um substituto da definição, mas algo superior a ela. Para Platão, o verdadeiro conhecimento é o mito — não o mito pré-filosófico, mas o que se extrai da definição e possibilita uma condensação da inesgotável realidade”.
Assim, uma história é a melhor maneira de compreendermos a realidade, pelo fato de a narrativa ser a substância da vida humana.
Caso os contos de fadas não possuíssem ligações com a realidade concreta humana, eles seriam totalmente rejeitados.
Todavia, o fato de histórias com meninos de madeira, animais falantes e mundos encantados serem extremamente famosos demonstra que há algo que os conecta com a realidade.
Um dos principais intelectuais que demonstram esse aspecto dos contos de fadas é o psicólogo canadense Jordan Peterson.
O psicólogo possui diversas análises que demonstram a existência de uma complexa realidade psicológica em várias das histórias fantásticas.
O vídeo abaixo traz uma de suas análises:
E como esse conhecimento da literatura pode contribuir para a sociedade?
Para o filósofo Olavo de Carvalho,
“é a literatura que integra na linguagem comum os vários elementos de conhecimento que, considerados em si mesmos, não tem significado.”.
O homem culto, com grande bagagem literária, está apto a entender e discutir quais são os problemas políticos, religiosos, morais e socioeconômicos da sua época.
Seu repertório literário o ajuda a compreender as questões e a opinar sobre elas com responsabilidade, uma vez que carrega diversas experiências e pode confrontar as ideias e debates do momento com esse acervo.
Aquele que consome boa literatura e o faz com frequência, está apto a se tornar um homem culto e, com os conhecimentos adquiridos, pode impactar positivamente na sociedade.
Uma sociedade que valoriza a importância da literatura tem presente sua história, sua identidade, seus heróis, seus feitos e sua cultura. De modo que essa herança seja preservada e transmitida.
Essa sociedade também está apta a avaliar-se defrontando com a experiência de outros lugares.
Assim, a literatura possui uma importância ímpar para a vida em sociedade.
A literatura está associada à própria forma do raciocínio humano. Com efeito, sem a habilidade narrativa o ser humano é incapaz de criar esquemas imaginários que expliquem tal sequência de fatos e ações do seu dia, a ideia do encadeamento de causa e efeito, como tais ações conduziram àquelas.
O próprio pensamento humano se conecta criando diversas cadeias narrativas na memória. E é a literatura que cria essa habilidade.
Essas linhas de continuidade, que são possíveis de observar, sempre requerem o uso de algum esquema tirado na literatura de imaginação.
Por milênios, grandes contadores de histórias apresentaram mitos de heróis reais ou imaginários, cujas vidas possuíam início, meio e fim.
As pessoas defrontavam suas vidas com esses esquemas e assim articulavam a memória. Sem esse raciocínio, dificilmente a pessoa poderá construir a própria identidade pessoal e fazer julgamentos pessoais de ordem moral, pois isso se torna um ponto de referência.
A literatura abrange todo o campo da experiência humana. Mesmo que a experiência pessoal de alguém seja limitada, na maior parte dos casos, são na verdade as conclusões dos outros e de suas experiências que orientam alguma ação.
Esse testemunho é dado na literatura, e ela, diferentemente da tradição oral que pode se perder ou sofrer alterações, é um registro que pode eternizar-se.
A língua escrita e a literatura são de extrema importância, elas abrem um mundo imaginário para o homem que não tem limites.
Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre qual a importância da literatura?
A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP