O Brasil é conhecido mundialmente pela extensão do seu território e pelas suas belezas naturais. Contudo, a riqueza brasileira vai muito além disso. A História do Brasil é repleta de riquezas humanas que devem fazer o seu povo sentir orgulho de ser brasileiro.
Infelizmente, dos mais de 200 milhões de habitantes no Brasil, muitos acabam não conhecendo essas riquezas. Veja algumas delas agora.
Ter orgulho de ser brasileiro é ter um sentimento de satisfação e gratidão ao olhar para o que o Brasil é e para a sua história. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ignorar os defeitos do país, mas sim de saber que as suas qualidades são capazes de superar os problemas.
O ser humano defende e protege aquilo que tem orgulho. Se o brasileiro deseja ter um país melhor, valorizando o que é bom e resolvendo o que está ruim, ele precisa primeiro aprender a ter orgulho do Brasil.
O famoso Barão do Rio Branco foi um diplomata brasileiro responsável por aumentar o território de seu país em mais de 900 mil km² sem precisar usar de violência.
Em 1902, ele foi convidado para ser ministro das Relações Exteriores do Presidente Rodrigues Alves.
Barão do Rio Branco estabeleceu que problemas de fronteiras não devem ser resolvidos mediante a guerra, mas sim por:
Com essa estratégia ele negociou e consolidou 900 mil km² de terras que estavam em disputas entre o Brasil e outros países.
Isso incluía as fronteiras com a Argentina, Uruguai, Bolívia e Guiana Francesa.
Rio Branco morreu como um herói, e a ocasião de sua morte mobilizou tanto os brasileiros que até o carnaval foi adiado por conta do luto oficial. A sua maneira de fazer diplomacia virou a base da diplomacia brasileira.
Em tempos em que as pessoas convivem com o medo da guerra, uma diplomacia pacífica como a fundada pelo Brasil é muito bem recebida e admirada em todo o mundo.
O Brasil alimenta, sozinho, 900 milhões de pessoas por ano, utilizando apenas 7% de seu território para a lavoura.
Aumentando a produção, o Brasil pode fornecer alimento e água para as mais de 7 bilhões de pessoas do mundo sem o menor aperto.
Atualmente o Brasil é o 3º maior produtor agrícola do planeta, estando atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia.
A ONU afirmou, em seu relatório de perspectivas agrícolas de 2015, que o Brasil se tornará o maior exportador de produtos agrícolas do mundo em 2024.
O Brasil é conhecido por sua excelência no futebol, e isso vem despertando no povo o orgulho de ser brasileiro. Faz muito sentido, já que é o país que mais ganhou Copas do Mundo no esporte mais popular do planeta.
E não é apenas no futebol que o Brasil se destaca:
A lista de esportistas brasileiros que atingiram reconhecimento mundial é extensa. Vale lembrar que, para além do esporte, pessoas como Ayrton Senna conquistaram o Brasil por suas falas motivacionais e reflexões sobre onde a determinação pode levar o ser humano.
Em outubro de 1906, em Paris, o mineiro Alberto Santos Dumont fez um voo de 60 metros com o seu mais novo invento.
Tratava-se do 14-Bis, uma máquina que possuía duas asas e um motor próprio que prometia algo inacreditável para a época: voar.
Ao conseguir esse feito, Dumont entrou para a história como o pai da aviação. Ele trabalhou em outros projetos como na elaboração e produção de dirigíveis que se tornaram um meio de locomoção muito popular.
Até hoje existe uma polêmica se os americanos irmãos Wright teriam sido os verdadeiros inventores do avião. Isso divide os historiadores.
Apesar da polêmica, a importância de Santos Dumont para a aviação é uma unanimidade em todo o mundo. E isso é um ótimo motivo para se ter orgulho de ser brasileiro.
Na História Brasileira se destacam grandes personagens que foram responsáveis por importantes feitos.
Um deles foi a Princesa Isabel. Ela foi fundamental no processo de abolição da escravidão no Brasil. Ela foi responsável por assinar a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea que acabou de vez com a escravidão.
Além dela, seu pai também foi um governante reconhecido pela defesa que fazia da liberdade de imprensa e política. Aceitou de bom grado os políticos e jornalistas que o criticavam.
Dom Pedro II foi reconhecido pelos brasileiros e fez sucesso em suas viagens internacionais, destacando quando foi para os Estados Unidos e chegou a receber votos para ser presidente da república, mesmo sem ter se candidatado.
Além do já citado, anteriormente, Barão do Rio Branco, outros brasileiros enchem o seu povo de orgulho. É o caso de Machado de Assis, um autor reconhecido mundialmente pelo seu talento.
Também se destaca na área da ciência pesquisadores de ponta como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Miguel Nicolelis.
Esses são alguns dos vários brasileiros que contribuíram para o país. Essa riqueza humana brasileira é admirada em todo o mundo e estimula em seu povo o orgulho de ser brasileiro.
O Brasil possui um território de 8.514.876 km², isso faz dele o 5º maior país do mundo. Esse é um motivo de orgulho para o brasileiro, já que o país começou bem menor do que isso.
Após todo o processo de colonização e todo o esforço para que fosse mantida a unidade nacional, o país hoje conta com um imenso território ligado à mesma bandeira, hino e Constituição.
Dentro das fronteiras brasileiras, algo que chama a atenção do mundo são as belezas naturais:
Além da beleza desses lugares, na natureza também é possível encontrar importantes minérios, animais valiosos e madeiras caras.
Gilberto Freyre escreveu que o povo brasileiro é fruto da miscigenação, isto é, a mistura de diferentes raças.
Os brancos, os indígenas e os africanos são a base do povo brasileiro. Isso fez do Brasil um país aberto às diferenças e trouxe características específicas a sua população.
A relação entre os brasileiros é muito menos violenta do que em outros países que chegaram a ter leis que separavam as pessoas pela cor da pele; foram os casos da África do Sul e dos Estados Unidos.
Essa mistura de raças faz com que o brasileiro tenha uma cultura única e carregue consigo as características de diferentes povos.
Algo muito marcante no povo do Brasil é o que Sérgio Buarque de Holanda, importante historiador, chamou de “homem cordial”. O homem cordial é aquele que se envolve muito emocionalmente com as coisas, alguém que sobrepõem a emoção à razão.
Isso pode ser ruim em uma situação em que refletir é capaz de evitar uma tragédia, mas, por outro lado, é a base daquilo de mais admirável que o brasileiro tem: a hospitalidade.
Um estrangeiro que chega ao Brasil é surpreendido ao rapidamente ser convidado para um churrasco em família ou para um cafezinho na padaria. A intimidade é criada de maneira rápida, o cumprimento é feito a partir de um forte aperto de mão seguido por um caloroso abraço.
Essa alegria com que o brasileiro trata outra pessoa é algo que causa orgulho de ser brasileiro ao seu povo.
A arte brasileira é diversa e possui diferentes fases. É possível encontrar arte no Brasil antes mesmo do país existir, são as chamadas pinturas rupestres, ou seja, pinturas que eram feitas nas paredes de cavernas.
A arte indígena brasileira chama bastante atenção pelo uso dos elementos da natureza. Cores vibrantes e desenhos feitos com aquilo que era encontrado nas regiões de floresta.
A arte portuguesa chegou ao território brasileiro após o processo de colonização. No século XVII, o barroco se tornou um estilo muito popular entre os artistas. Foram os principais movimentos artísticos do Brasil:
Além da arte plástica, o Brasil também contou com importantes nomes na música, como:
Outro campo que gera muito orgulho de ser brasileiro, é o da literatura:
A comida brasileira é apreciada em todo o mundo e não se trata de algo pouco importante. Comida carrega sentimento, cultura e é o símbolo de momentos especiais.
O cardápio brasileiro segue aquilo de mais marcante que tem o seu povo. Os temperos são acentuados, as cores são vibrantes e há muita diversidade.
O historiador Marc Bloch dizia que a história é o estudo dos homens no tempo. Assim, a história do Brasil só pode ser o estudo dos brasileiros no tempo. São mais de 500 anos onde diferentes povos se uniram para formar o país que hoje recebe esse nome.
É muito comum, nas escolas, a história do Brasil ser contada de maneira jocosa, como se tudo fosse piada ou sucessão de tragédias. Os alunos são ensinados a pensarem que os brasileiros em seu tempo não fizeram nada de realmente relevante e admirável.
A lente com a qual a história é vista é sempre aquela que direciona o olhar para a negatividade, para os problemas. Isso acaba fazendo com que os grandes feitos dos brasileiros ao longo dos anos sejam ignorados.
Saber que a história do Brasil é muito rica e repleta de atos heroicos é a forma mais eficiente de se ter orgulho de ser brasileiro.
Entender que os brasileiros que habitam o país hoje são fruto de longas batalhas e disputas para construir este país, é a base para criar um senso de dever para com a Nação e gratidão pelo processo histórico brasileiro.
Se hoje o Brasil é um país de maioria cristã, onde existe a liberdade religiosa que permite diferentes vertentes desse cristianismo e prática de qualquer outra religião, é devido a um processo histórico que construiu isso.
Se hoje o país fala a mesma língua, canta o mesmo hino e respeita a mesma Constituição, é porque um processo histórico liderado por seres humanos valorosos foi capaz de construir isso.
O brasileiro precisa ser capaz de conhecer a sua história para preservar aquilo que é bom e mudar o que está ruim.
A Brasil Paralelo juntou excelentes professores da área para trazer o maior resgate já feito da História do Brasil.
O documentário Brasil: a Última Cruzada apresentou em 6 episódios a história que fará você ter orgulho de ser brasileiro. Toque no link e saiba mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP