Desde a Antiguidade, os sábios já mostravam que a educação é uma das maiores necessidades da vida humana. Para Aristóteles:
“Todos os homens tendem, por natureza, ao conhecimento” (Metafísica, livro I).
O filósofo grego e seus discípulos ao longo dos séculos defendiam que a capacidade racional do ser humano é a sua maior riqueza. Para entender mais sobre a importância da educação, confira as frases de pensadores renomados.
Veja o que filósofos clássicos pensavam sobre a educação.
"A educação é, pois, a arte que se propõe [...] a conversão da alma [ao Bem], e que procura os meios mais fáceis e mais eficazes de o conseguir" (Platão, República, Livro VII).
"A vida não examinada não vale a pena ser vivida" (frase dita por Sócrates e registrada no livro Apologia de Sócrates, escrito por Platão).
"Educação não é preparação para a vida; educação é a própria vida" (John Dewey, Democracia e Educação, 1916).
"A educação significa, evidentemente, mais do que apenas transmitir conhecimentos e ensinar um certo tipo de comportamento; é também, e até principalmente, formação de caráter" (Rudolf Allers, livro Autoaperfeiçoamento) .
"Sem confiança e amor não pode haver verdadeira educação" (São Dom Bosco, livro Memórias Biográficas).
"Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações" (São Dom Bosco, citação retirada no site Vatican News).
"O dever do educador moderno não é o de derrubar florestas, mas o de irrigar desertos" (C.S. Lewis, livro A Abolição do Homem)
"[...] Admoestamos para que cada um aprenda humildemente de outra pessoa o que deve aprender. E o que ensina a outros, que comunique a seus discípulos o que recebeu, sem orgulho nem inveja" (Santo Agostinho, livro Sobre a Doutrina Cristã).
"[...] Se nada tivessem de aprender os homens por intermédio de seus semelhantes, a caridade que os une no vínculo da unidade não poderia agir para fundir os corações (Santo Agostinho, livro Sobre a Doutrina Cristã).
"O Professor [...] educa, segundo a antiga imagem socrática, ajudando a descobrir e a pôr em prática as capacidades e os dons de cada um" (São João Paulo II, Mensagem aos Professores Universitários Católicos, 2001)
Cada uma das frases acima ressalta a importância de se dedicar à educação, mas por que o Brasil continua indo na direção contrária deste consenso? Pesquisas como o PISA mostram a crise do Brasil.
O PISA é responsável por medir o desempenho dos estudantes de diferentes países do mundo, entre eles o Brasil. Os alunos são avaliados em três áreas diferentes: leitura, matemática e ciências.
O Brasil apresentou um resultado ruim nas três nas avaliações dos últimos anos:
Nas Universidades a situação é semelhante, mas existem outros problemas. Além da baixa qualidade em rankings internacionais, militâncias ideológicas impedem debates e a busca pela verdade, como mostra o artigo sobre teses militantes nas universidades.
Mesmo com o investimento similar ao de nações desenvolvidas, a academia brasileira segue com produções duvidosas, que muitas vezes privilegiam a ideologia em detrimento da ciência.
Na comunidade acadêmica, existem professores e alunos que denunciam esse problema e afirmam que ele tem prejudicado o desempenho das universidades no Brasil.
As câmeras da Brasil Paralelo entraram dentro dessas instituições para ouvir essas pessoas que vivem esse problema na pele.
São estudantes e profissionais que foram perseguidos ao denunciar o problema. Alguns deles chegaram a ficar doentes como consequência da perseguição.
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