O desenho As Aventuras de Jackie Chan (2000) foi uma das produções que marcaram os jovens brasileiros. Transmitido pela TV Globinho, o desenho de Jackie Chan mostrava o famoso ator chinês em aventuras com sua sobrinha e tio em um mundo repleto de magia.
Saiba mais sobre a história do desenho As Aventuras de Jackie Chan, curiosidades e a mitologia que baseou o desenho.
O desenho As Aventuras de Jackie Chan foi idealizado pelo escritor americano John Rogers. O ator Jackie Chan aceitou o convite logo de início, realizando o desenho mais bem sucedido em que um ator conhecido fosse o protagonista.
Segundo a Common Sense Media, instituição que avalia a qualidade de desenhos para crianças nos EUA:
"Leve, divertido, cheio de suspense e bem-humorado, este programa pode não ser profundo, mas é muito divertido", comentou a instituição ao avaliar o desenho em 4 de 5 estrelas.
O desenho foi um sucesso nos EUA, Europa e Brasil, tendo suas 5 temporadas exibidas e reexibidas de 2000 até 2014 em canais famosos dos EUA, como o Jetix, da Disney, e o Cartoon Network.
O enredo principal gira em torno das aventuras do personagem Jackie Chan e sua família. Jackie é um arqueólogo especialista em artes marciais. Suas habilidades fazem com que ele se encontre frequentemente com uma agência secreta do governo, a Seção 13, trabalhando para o governo de forma relutante.
A sobrinha de Jackie passa a morar com ele para ser educada em artes marciais e em cultura geral, já que os pais não aguentavam mais sua energia e suas bagunças. Além dos dois, um outro personagem icônico marcou o desenho: o Tio.
Dono de uma loja de antiguidades, o Tio marca o desenho devido a seu humor ranzinza e seu conhecimento mágico, auxiliando Jackie e Jade a lutarem contra as forças do mal. O mantra "U Ma Bu Ga Fei Di Tal" do Tio feiticeiro marcou gerações.
O desenho de Jackie Chan se passa em um mundo onde existem forças mágicas e sobrenaturais desconhecidas por grande parte da humanidade.
Devido a seu trabalho de arqueólogo, Jackie se depara com diversas entidades antigas do mal, dedicando sua vida para impedir o avanço do demônio Shenlong e sua organização criminosa.
Um dos marcos do desenho são as cenas de luta baseadas em filmes do ator Jackie Chan que fazem referências a seus filmes. O desenho também faz referências a momentos e histórias marcantes da cultura pop, enriquecendo o imaginário dos espectadores.
Descubra agora as principais referências e curiosidades de As Aventuras de Jackie Chan.
Um dos elementos nostálgicos de As Aventuras de Jackie Chan são os feitiços do Tio, que são baseados em crenças reais da cultura chinesa.
O mantra-feitiço do Tio do Jackie Chan vem da tradição cantonesa. Seu significado é:
"Espíritos, Demônios, Fantasmas, Monstros, Saiam Rapidamente".
Uma das curiosidades do desenho é apresentar o personagem do tio como um artista de ópera chinesa. Essa parte de sua história faz referência ao próprio Jackie Chan, que entrou na ópera chinesa aos 7 anos para iniciar sua carreira de artista.
Segundo Jackie Chan, o Tio foi baseado em seu pai e em seu empresário, respectivamente Charlie Chan e Willian Chan (que não é seu parente, apesar do mesmo nome).
No desenho, a sobrinha de Jackie passou a morar com ele e o tio nos EUA devido a seu comportamento aventureiro e impulsivo. Os pais acreditavam que Jackie poderia educá-la devido a suas habilidades com artes marciais e seu conhecimento.
Para dublar a personagem, os produtores escolheram uma sobrinha de Jackie da vida real, Stacie Chan. Ela participou de todas as 5 temporadas do desenho, mas depois seguiu carreira em jornalismo e hoje é empresária.
Diferente da personagem Jade Chan, que foi dublada pela verdadeira sobrinha de Jackie, o próprio Jackie Chan não foi dublado pelo ator e artista marcial.
Jackie participava do desenho com regularidade, respondendo perguntas dos fãs americanos ao final dos episódios e fazendo algumas atuações como ator, sem animação.
Porém, a voz regular do personagem Jackie Chan foi feita por James Sie, conhecido por dublar personagens em desenhos famosos, como Avatar: o Último Mestre do Ar, Kung Fu Panda e a série de jogos Uncharted.
Veja uma entrevista em que o dublador fala sobre sua experiência com As Aventuras de Jackie Chan:
O desenho As Aventuras de Jackie Chan possui diversas referências a cultura pop, incluindo filmes do próprio Jackie Chan, utilizando cenas de:
A série se passa em São Francisco, nos EUA, mas o enredo gira em torno da cultura chinesa, terra natal de Jackie Chan. Diversos elementos do folclore e da tradição xintoísta e confucionista são apresentados.
Além do mundo fantástico, o desenho é recheado de exemplos de heroísmo e virtudes trazidos das tradições clássicas da China, junto com alguns elementos tradicionais da cultura pop Ocidente.
Alguns dos principais elementos mitológicos da série são:
A série As Aventuras de Jackie Chan introduz a busca pelos Talismãs do Zodíaco Chinês como uma das principais linhas narrativas da primeira temporada.
Cada talismã está vinculado a um dos animais do zodíaco chinês e possui um poder especial, refletindo o simbolismo e as características atribuídas a cada animal na cultura chinesa.
Por exemplo, o talismã do Coelho confere super velocidade, enquanto o talismã do Dragão oferece poderes de fogo. Em Chinese Mythology: An Introduction, Anne Birrell discute como esses animais são representações simbólicas amplamente utilizadas na mitologia chinesa para ensinar lições morais e sociais.
Shendu, o antagonista recorrente em As Aventuras de Jackie Chan, é um demônio dragão que simboliza o mal e o caos, elementos comuns no folclore chinês.
Segundo o Handbook of Chinese Mythology, de Lihui Yang e Deming An, demônios como Shendu são frequentemente retratados em mitologias chinesas como adversários dos heróis, representando as forças destrutivas da natureza ou desafios morais.
Lihui Yang e Deming An descrevem como a mitologia chinesa frequentemente incorpora a luta entre ordem e caos, com heróis enfrentando demônios para restaurar o equilíbrio. Em As Aventuras de Jackie Chan, Shendu busca restaurar seu poder e dominar o mundo, o que leva a confrontos diretos com Jackie e outros personagens.
Em As Aventuras de Jackie Chan, o uso de feitiços e magia para afastar o mal é um tema recorrente, utilizando elementos autênticos da tradição espiritual chinesa.
Em seu livro Daoism and Chinese Culture, Livia Kohn detalha como o Taoísmo incorpora práticas mágicas e rituais destinados a proteger contra espíritos malignos e influências negativas.
Os feitiços utilizados na série muitas vezes requerem conhecimento de símbolos antigos e fórmulas mágicas que são usados para combater demônios e outras entidades maléficas.
Além de ser divertido, os enredo de As Aventuras de Jackie Chan mostram com clareza a luta entre o bem e o mal, dando exemplos de virtude e heroísmo para os jovens que assistirem.
Pensando nisso, a Brasil Paralelo adquiriu o desenho com exclusividade para que os pais tenham conteúdos divertidos e edificantes para mostrar para seus filhos.
Esse foi um dos pedidos mais frequentes do público da Brasil Paralelo: conteúdo infantil sem ideologia woke.
Por isso, a Brasil Paralelo lançou a primeira grade com programação segura para todas as idades. Os desenhos infantis educativos estão disponíveis no streaming da Brasil Paralelo para que os pais fiquem tranquilos enquanto seus filhos se divertem.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP