Putin ascendeu à presidência da Rússia em 1999 para nunca mais deixar o poder máximo do país. Entre as suas ações, uma delas foi a criação de emendas constitucionais que lhe permitem ser reeleito até 2036. Como Putin conseguiu tanto poder e influência no país que havia saído do comunismo há tão pouco tempo?
Vladimir Putin é o presidente da Rússia desde o ano 2000. Antes de ser presidente, Putin trabalhava como agente da KGB. Iniciou o cargologo após sua formatura no curso de Direito, em 1975. Durante seu trabalho nos serviços secretos da União Soviética, Putin passou por diversos cargos e cursos de formação.
Atualmente, pode ser considerado um dos homens mais poderosos do mundo, até mesmo da história. Seu partido possui maioria absoluta no congresso russo, possibilitando que muitos dos seus decretos sejam aprovados, e que a sua linha política seja sempre seguida.
Putin é o chefe supremo das forças armadas da Rússia, tendo a sua disposição um dos três maiores exércitos do mundo. O exército da Rússia possui o maior arsenal nuclear da Terra, contando com aproximadamente 6.000 ogivas.
Embora possam causar um grande estrago, é um mito que a Rússia e os EUA conseguem destruir o mundo com seu arsenal nuclear.
Mesmo no auge da tensão nuclear, na Guerra Fria, a soma dos poderes de destruição dos dois países conseguiram destruir apenas 5% do mundo, segundo cálculos feitos a partir do raio de destruição das bombas atômicas.
Putin possui o poder de ativar todo o arsenal bélico do país com apenas uma ordem, como ele fez ao ordenar a invasão da Rússia à Ucrânia, Chechênia e a defesa da Síria.
A vida daquele que muitos chamam de ditador esclarece alguns de seus principais objetivos, bem como ele alcançou o poder máximo do país por décadas.
Qual é a origem do homem mais poderoso da Rússia desde Stalin?
Vladimir Putin criança.
Putin nasceu na cidade de Leningrado, atualmente nomeada São Petersburgo, em 1952. Seu pai trabalhou como engenheiro em uma fábrica e sua mãe cuidava da casa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, sua família foi fortemente afetada. Seu pai foi à guerra, tendo sobrevivido com sequelas graves, e sua mãe sofreu também sofreu ferimentos durante o cerco de Leningrado.
O avô de Putin era um homem de confiança dos líderes da União Soviética. Era muito valorizado na sua profissão de chef de cozinha, tendo alcançado o posto de chef pessoal de Lênin e Stalin.
Segundo o próprio Putin, muitas pessoas próximas de Stalin foram exiladas ou assassinadas durante todo seu mandato, mas não seu avô, que teve acesso à casa do ditador até o final da sua vida.
Conheça uma das principais atrocidades de Stalin que não é mencionada nas escolas e na mídia tradicional: o Holodomor. A crise Rússia - Ucrânia é mais antiga do que parece.
A família de Putin viveu em um dos apartamentos comunitários do sistema comunista soviético, em Leningrado.
Após sua primeira eleição, Putin disse em entrevista que na infância um de seus hobbies prediletos era assistir filmes de espionagem produzidos pela URSS.
A propaganda soviética foi eficiente. Vladimir Putin tornou-se agente dos serviços secretos comunistas após concluir o curso de Direito, em 1975, aos 23 anos de idade.
O livro clássico de George Orwell, 1984, curiosamente descreve um governo socialista que recrutava crianças para seu serviço de espionagem. Conheça a obra literária que muitos consideram profética.
Agente da KGB e os serviços secretos
Foto de Vladimir Putin na época que trabalhava na KGB.
Putin trabalhou na KGB até 1990, quando entrou na vida política aos 38 anos.
A KGB era um desenvolvimento da polícia secreta (Tcheka) criada por Lênin durante a revolução comunista de 1917.
Seu objetivo era identificar os inimigos da revolução e eliminá-los. Com a consolidação do governo comunista, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando a influência de Moscou passou a ser global, o órgão passou a se chamar KGB - Comitê de Segurança de Estado.
Sua função era proteger os territórios soviéticos da influência ocidental e sabotar os inimigos políticos da URSS no contexto da Guerra Fria.
O livro Desinformação, de Ion Mihai Pacepa, ex-líder da STB, agência de informação aliada da KGB, mostra como era o procedimento da agência de serviços secretos. O livro e os depoimentos dos russos da época soviética demonstram que o principal trabalho da KGB era distorcer a realidade.
Os cidadãos soviéticos recebiam apenas notícias selecionadas e distorcidas pelo governo.
Conheça a vida de Lênin e Stalin, os líderes e criadores dos principais órgãos de repressão da União Soviética.
Um dos casos mais famosos é a trama criada pela KGB para afirmar que o golpe de 1964, no Brasil, foi tramado pelos EUA. A história e documentação dessa desinformação pode ser conferida no livro A KGB e a desinformação soviética, também escrito por um ex-agente aliado da KGB.
Putin foi educado nesse contexto. Recebeu sua formação política nos cursos e na vivência na agência. Seus cargos e especializações dentro da organização mudaram algumas vezes. Alguns dos cargos e patentes foram:
membro do departamento investigativo de contra-inteligência, a partir de 1977;
promoção a Major de Justiça, especializando-se em inteligências estrangeiras, em 1985;
chefe do departamento de fronteiras de 1985 a 1990.
Sobre sua relação com os ideais comunistas, já presidente da Rússia, Putin declarou publicamente em 2016 durante uma conferência de imprensa:
"Eu não era membro do Partido por obrigação. Não posso dizer que aderi totalmente à ideologia comunista, mas guardo com carinho o Manifesto do Partido".